top of page

TUDO SOBRE OXIDAÇÃO

Escurecimento das joias

 

 

 

 

 

 

Prata verdadeira não escurece!

Você já ouviu falar que a prata verdadeira não escurece? Pois bem, para começar nossa conversa já quero esclarecer que de verdadeiro isso não tem nada, porque acontece justamente o inverso: quanto mais autêntica a prata, mais oxidação ela poderá sofrer e assim mudar a tonalidade.

O ponto chave é, o escurecimento é uma reação química de oxidação, acontece apenas superficialmente, ou seja, apenas na camada externa da joia e não danifica e nem interfere na estrutura desse metal nobre.

É quase inevitável que as peças em prata sofram algum nível de oxidação. E o que fazer quando a prata escurece? Não se preocupe, com uma simples limpeza e polimento suas joias ficarão como novas. 

Por que as joias de prata escurecem?

Essa é uma dúvida clássica e quase unânime entre as pessoas que apreciam as joias de prata, mas ainda não possuem um conhecimento amplo sobre as particularidades desse metal precioso e belo.

Realmente, a cor das peças em prata costuma mudar com o uso e em alguns casos, até mesmo sem o uso constante. O motivo é o fato de a prata ter contato com algumas substâncias presentes no ambiente onde está exposta, e reagir a isso perdendo o brilho e adquirindo um tom escuro.

E por que isso acontece? Em uma explicação simples e objetiva, o escurecimento se dá porque a prata é um elemento químico que sofre oxidação, ou seja, naturalmente, quando em contato com o ar e luz, é formado óxido de prata criando manchas escuras e amarelada na camada superficial joias.

Além dessa reação, gases atmosféricos ricos em componentes sulfurados, quando em contato com a prata, reagem formando sulfeto de prata que também causam o escurecimento da camada superficial do metal e podendo também manchar a pele.

Veja bem, esse escurecimento ocorre superficialmente e não afeta a estrutura e qualidade das joias de prata e, por isso, você não precisa se preocupar.

Sendo a prata um metal nobre - não reativo e corrosivo -  ela não oxida com outros elementos químicos que possam mudar sua estrutura. Apenas o mercúrio é capaz de alterar as propriedades químicas da prata no quesito estrutural, mas não se preocupe, pois como o mercúrio é tóxico, dificilmente teremos contato no nosso dia a dia com esse elemento.

Então lembre-se, apesar de escurecer com o uso, as joias de Prata podem voltar a brilhar como novas com uma simples limpeza. 

O que faz as joias de prata escurecerem?

Cloro e Enxofre são dois grandes vilões quando se fala no escurecimento das joias pois, em contato com a prata, podem escurecê-la rapidamente. Além disso, utilizamos no nosso cotidiano muitos produtos de uso doméstico que contém na sua fórmula quantidade suficiente desses componentes que podem reagir e mudar o brilho e beleza das peças em prata que usamos no dia a dia.

Veja exemplos de produtos que contém esses dois elementos:

Cloro: água sanitária, produtos para pisos e azulejos e outros itens de limpeza. Água de piscina também costumam ter grandes quantidades de cloro.

Enxofre: água oxigenada cremosa, talco ou polvilho antisséptico, cosméticos no tratamento contra a oleosidade e antiacne, alguns tipos de sabonetes, dentre outros.

Poluição do ar e componentes sulfurados

Não é estranho ouvir relatos de pessoas que vivem em cidades grandes com alto índice de poluição atmosférica reclamarem que suas joias escurecem com mais rapidez. 

Combustíveis de carros e indústrias são ricos em dióxido de enxofre e os gases expelidos pela queima desses produtos formam componentes sulfurados – ricos em enxofre (S) – que vão direto para atmosfera, sendo praticamente inevitável ter contato com esse tipo de poluição no dia a dia.

A prata reage aos componentes sulfurados presentes na atmosfera formando sulfeto de prata que é escuro e que transforma a aparências das peças na camada superficial.

Suor e lágrimas

Suas joias podem escurecer se tiverem contato com suor e lágrimas, isso porque o ambiente aquoso facilita a reação de oxidação da prata. Além disso, os sais de cloreto de sódio presente no suor auxiliam que os gases atmosféricos sulfurados interajam com a prata formando a camada escura de sulfeto de prata.

Por que a prata escurece em quem tem ácido úrico elevado?

Por ser uma substância naturalmente presente no organismo, sua única interferência é nas razões do escurecimento da prata e não a causa. O ácido úrico é formado pela degradação da proteína purina obtida através de diversos alimentos. Parte do ácido é eliminado pelos rins e outra parte fica no sangue podendo ser também eliminado junto com o suor. Algumas pessoas se questionam de que suas peças em prata escurecem mais depressa e a quantidade elevada do ácido úrico pode ser o – mas não necessariamente é o único - motivo da aceleração do processo de oxidação das suas joias.

Alimentação e o uso de certos medicamentos causam o escurecimento da prata?

Muitas pessoas podem se questionar: “Por que as minhas pratas escurecem mais rápido do que o das outras pessoas?”

Isso ocorre porque hábitos pessoais como alimentação, atividades diárias e uso de medicação também podem interferir no escurecimento das joias. Alimentação de produtos ricos em enxofre como: ovo, carne, alho, cebola, aspargos, curry, entre outros podem favorecer esse processo pois o excesso de enxofre no sangue é expelido do corpo pelo suor. Outro fator que pode ser levado em consideração também é o uso de medicamentos que contenham enxofre em sua composição, e parte dessa substância também será eliminada pelo suor.

Ficou curiosa para saber se sua medicação pode estar causando o escurecimento das joias? Uma dica é, veja na bula a composição do medicamento. Depois, procure no GOOGLE a fórmula química do (coloque o nome do composto que encontrou na bula). Se, na fórmula você encontrar o elemento representado pela letra “S”, esse símbolo representa o composto enxofre e provavelmente seu corpo está expelindo parte dele no suor.

Como evitar que a Prata escurece? É possível evitar o escurecimento?

Sim é possível, e abaixo você poderá conferir algumas dicas:

  • Evite entrar em contato com produtos de limpeza, principalmente, os que contenham cloro e enxofre em sua composição - como exemplo os que listamos acima;

  • Retire seus acessórios ao entrar na piscina. Ou, se for ficar por um curto período, enxague com água doce imediatamente após o uso na piscina. O mesmo pode ser aplicado na praia para água do mar;

  • Evite usar as joias ao praticar atividades físicas;

  • Se possível, não tome banho com sua peças em prata, mas caso isso aconteça, se cerifique de enxaguar bem as peças evitando acúmulo de sabonete, shampoo condicionador, entre outros;

  • Não borrife perfume sobre suas joias. Isso vale para quando for utilizar hidratante. Aguarde o perfume e hidratante ser absorvido pela pele antes de colocar suas joias;

  • Grande luminosidade e calor intenso também contribui para o escurecimento da prata, evite expor suas peças a ele.

  • Após o uso, limpe as peças com uma flanela macia;

  • Periodicamente, mesmo que suas joias em prata não estejam em uso, faça uma limpeza completa.

Qual Prata não escurece?

Como já falamos, o escurecimento ocorre pelo processo químico natural do metal com gases presentes na atmosfera. E quanto mais pura e “verdadeira” maior é esse processo de oxidação. Então, prata que é prata vai escurecer! 

Desconfie caso tenha uma peça como ''prata'' e nunca apresentou sinais de oxidação!

Depois de quanto tempo pode escurecer?

Como o escurecimento ocorre pelo processo químico natural do metal, NÃO EXISTE UM TEMPO EXATO para a prata oxidar. Como explicado anteriormente, devido a diversos fatores, a prata pode escurecer sem o uso constante, o mesmo vale em contato com a nossa pele - essa reação pode ocorrer em poucas horas, dias, depois  semanas etc.,  variando muito de pessoa para pessoa, em tempos e intensidades diferentes. 

Meu dedo ficou verde em pouco tempo de uso, é normal?

A marca esverdeada nos dedos é normal, principalmente nas primeiras semanas de uso. Isso é um sinal de que a prata está se acostumando o contato com sua pele ou então algo em sua pele (como suor, água ou creme hidratante) reagiu com a prata.

Essa reação pode ocorrer a partir do momento que a prata entra em contato com a pele, não tendo um prazo definido para ocorrer e não prejudica a qualidade da prata.

Mas não se preocupe, essa mancha do dedo some com o tempo e o uso frequente da peça. 

Dica: Recomendamos que verifique se as alianças não estão apertadas.  Continue fazendo o uso da peça para que o metal se adapte com o PH da sua pele. Tire para fazer exercícios.

Além disso, é importante evitar o uso de cremes, perfumes ou outros produtos quando estiver utilizando joias de Prata. 

Como fazer a limpeza das minhas joias?

Agora o passo a passo de como deixar suas joias como novas. Adquira seu limpa joias aqui. Temos opção para Ouro também ;)

Utilize Monzí Limpa Prata:

O Monzi é um líquido químico que promove a remoção da oxidação da prata, ou seja, remove apenas sujeira e a gordura contidas nos poros do metal. Este líquido promove instantaneamente a limpeza e também conserva a mesma por muito mais tempo, deixando sua prata livre de oxidação por algum tempo. Lembrando que este produto não risca e nem desgasta sua peça, portanto não contém abrasivo.

Como usar:
•Em um recipiente derrame o Monzi até cobrir totalmente a sua joia e mexa o recipiente por aproximadamente 10 segundos;
•O Monzi é reutilizável, então você pode guardar na embalagem original para usá-lo novamente.
•Lave sua joia com detergente neutro e uma escova de dente enxaguando-a bem;
•Seque bem a peça, pode usar o secador;
•Finalize com flanela polindo* para dar ainda mais brilho e tirar todos os resíduos de oxidação da sua joia.


Dica bônus:
Se preferir, utilize pasta de dente branca e uma escova macia. Esfregue por toda a peça e lave com água corrente. Seque com pano macio e finalize com a flanela mágica, própria para polimento de Joias. Na internet tem várias dicas de como fazer limpezas caseiras. 

Importante: Quando realizado a limpeza caseira das joias, as peças precisam ser BEM lavadas com água corrente e retirar qualquer resquício de produto (monzí, pasta de dente, detergente etc.) que possa ficar sobre a superfície, assim, não corre o risco de acumular sujeira e a peça vir escurecer com tanta frequência.   

Extra:

-Verifique se o produto está dentro do prazo de validade.
-Mesmo se estiver na validade, verifique a coloração do líquido. O Monzí é um produto reutilizável que com o tempo de uso sua coloração fica mais acinzentada. Se não estiver mais limpando com tanta facilidade, significa que precisa ser descartado e adquirido um novo.

-Não deixe a joia mais do que 15 segundos no produto. Pode manchar a superfície da peça se deixado muito tempo.
-Lembre-se de lavar bem a joia com água corrente após o contato com o Monzí. Finalize também com detergente neutro e pasta de dente branca. A peça precisa ser muito bem seca e não se esqueça de finalizar com a flanela mágica para dar brilho e acabamento polido nas peças. 

-A flanela mágica é para ser usada seca e não pode ser lavada para não remover o agente químico. 
-Mesmo fazendo todos os processos acima, se a peça continuar com tonalidade opaca-amarelada, precisa ser feito uma limpeza profissional. Nas joalherias, é utilizado uma máquina específica para a limpeza das joias, retornando a tonalidade original do metal. 

Dentro da nossa garantia, o cliente tem direito a polimento e limpeza profissional de suas joias, totalmente gratuito. Esse serviço é vitalício e pode ser solicitado quando e quantas vezes quiser. O cliente fica responsável pelos fretes ida e volta. 
Peças intituladas como BRINDES, não estão inclusos na garantia da loja.

Esperamos que tenha gostado desse conteúdo e ajudado para não ter mais dúvidas quanto aos motivos das joias de prata escurecerem. Mas se desejar, fique à vontade para  perguntar algo que não tenha encontrado aqui. Estamos a disposição.

Todas essas informações podem ser consultadas com um ourives (especialista em Prata e Ouro) e facilmente encontradas na internet.

Antes_edited.jpg
WhatsApp Image 2024-01-15 at 12.22.40.jpeg
bottom of page